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Como minimizar os impactos da crise no seu negócio!

June 8, 2020

Entenda qual a ferramenta que te faz gerar demanda, mesmo em crise

Um período de crise é decisivo para qualquer negócio, e não estamos passando somente por um momento de crise, mas um momento de seleção natural. Isso me lembrou de uma frase que diz:



“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças” - Leon C. Megginson



Infelizmente não temos histórico de pandemia recentemente que possa nos mostrar um passo a passo a ser seguido a fim de nos reinventarmos.


Provavelmente você precisou tomar decisões importantes (e difíceis) devido à crise. Nesses momentos, a insegurança e o medo nos domina e nosso corpo/cérebro toma decisões de sobrevivência.


Como um gestor você pode ter se visto na necessidade de cortar gastos e demitir alguém. Como responsável pelo marketing, precisou cortar verbas e parar muitas campanhas, ou pior…



...CONGELAR O SEU MARKETING!



O contexto atual é muito mais um momento de planejamento e reestruturação, de forma cuidadosa, do que de ações radicais. 

Mas, tem uma coisa primordial que a sua empresa PRECISA FAZER durante a crise...



INVESTIR NO MARKETING DIGITAL!




Se uma das primeiras coisas que você pensou (ou fez) durante a pandemia foi cortar o seu marketing, ou deixar ele mais de lado, acredite… 


Num primeiro momento, você pode até achar que está economizando ao cortar suas verbas de campanhas, congelar sua agência ou softwares que seu marketing utiliza, quando na verdade você está só postergando um problema que vai se tornar muito maior lá na frente.



Enquanto você continuar vendo seu marketing como um custo e não um investimento, sua empresa

estará longe do lugar no qual você espera que ela esteja!



Cá entre nós, você não acredita que sua empresa REALMENTE tem potencial de ser referência no mercado? 


Entenda que não é só trabalho dos empresários, mas também dos profissionais de Marketing Digital, tomar atitudes para manter a economia em movimento, preservando empregos e empresas de portas abertas para uma recuperação econômica mais rápida. Não tem como você vender se seu marketing não te gerar oportunidades! 


O mais saudável nesse momento, é a sua empresa permanecer no equilíbrio,



E o segredo do equilíbrio está no SEU MARKETING. 



O foco do seu marketing nesse momento deve ser dividido em duas partes:


1 - Retenção de clientes.


2 - Estratégias de geração de uma demanda represada.


Fazer o marketing trabalhar uma comunicação com foco em retenção está sendo a estratégia queridinha do momento. É essencial que em tempos de crise, sua empresa apresente-se para o mercado como uma empresa HUMANIZADA, com a comunicação mais transparente e empática possível. Exemplos disso são empresas como Mercado Livre, que modificou temporariamente sua logo por conta da pandemia, Magazine Luiza oferecendo frete grátis para todo o Brasil e etc. 


Mas também é um momento do marketing focar em gerar uma demanda represada, construindo autoridade, para assim poder vender quando puder.


As empresas que se adaptaram às mudanças precisaram se colocar em situação de humanização, e principalmente, precisaram entender com quem elas estão conversando, e você também precisa entender isso.



Sua empresa não é B2B nem B2C, 

e sim H2H (Humano para Humano)



Afinal, não importa o que você vende, ou para quem vende, porque no final do dia, todos nós estamos nos relacionando com humanos.


Aaah, como é poderoso quando o marketing entende isso!


Viu só? A ferramenta para minimizar os impactos da crise no seu negócio está dentro da sua própria empresa!


Bom, agora que te mostrei qual é a ferramenta, quero te mostrar o passo a passo para você ter os menores impactos possíveis durante essa crise.


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