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Marketing e vendas: a importância de ter os times trabalhando em conjunto

Jul 10, 2020

Departamentos são independentes, mas precisam estar alinhados!

As áreas de Marketing e vendas vêm criando, cada vez mais, relações estreitadas e, hoje, tornaram-se interdependentes. Apesar de cada uma delas terem funções específicas, ambas se complementam, fazendo com que a empresa chegue ainda mais rápido no seu objetivo final, a venda!


Com a ascensão do comércio na internet, a forma com que clientes e empresas passaram a se relacionar mudou, surgindo, assim, um novo comportamento do consumidor. E isso fez com que a área de Marketing assumisse outro posicionamento em relação ao comercial.


Então, neste artigo, vamos destrinchar o papel de cada um e a importância de ter os times de Marketing e vendas trabalhando em conjunto.


Principais Funções


De forma geral, o Marketing de uma empresa tem como principal função compreender o mercado em que atua e, assim, atender as necessidades e desejos do público, por meio dos seus produtos ou serviços.


Nesse contexto, essa área atua em todos os fatores que contribuam para gerar demanda e a entrega de valor ao cliente, passando pelas atribuições de criação e as estratégias de comunicação que sejam pertinentes à marca.


Por sua vez, o time de vendas é o elo principal entre a empresa e o cliente. Ele fica responsável por influenciar na decisão de compra, a partir de conhecimentos específicos sobre o seu público e técnicas de persuasão, envolvendo desde a etapa de planejamento até o pós-vendas.


Como o Marketing colabora com as vendas?


Basicamente, na esfera digital, a relação entre os dois setores é que o Marketing fica responsável por gerar e trabalhar os leads ou cliente ideal, e o comercial, efetivamente, fechar as vendas. 


Em outras palavras, marketing passa para vendas chutar pro gol!


Quando alinhadas, essas duas áreas são responsáveis diretamente pelo crescimento da empresa. Começando pelo Marketing, que impulsiona os seus leads na jornada de compra e, então, passa para o comercial aqueles que se qualificaram enquanto compradores potenciais.


Ou seja, o primeiro setor atrai e “educa” o possível cliente, nutrindo-o com informações que o preparam para a compra, deixando-o condicionado a fechar negócio quando for encaminhado para a equipe de vendas. Esse processo se trata do funil de Marketing e vendas.


Como as vendas colaboram com o Marketing?


Ao receber os leads qualificados do setor de Marketing, a equipe de vendas tem a responsabilidade de fazê-los prosseguir no processo de compra. Da mesma forma, o comercial também fica incumbido de dar um feedback ao Marketing sobre informações relevantes e características de leads que, de fato, tendem a realizar a compra.


O devido alinhamento entre os setores de Marketing e vendas, a fim de que remem na mesma direção, é crucial para os resultados de uma empresa.


Por isso, tão importante quanto promover uma atuação conjunta é reunir periodicamente seus times, permitindo que troquem insights e informações relevantes para ambos os lados, baseadas nas suas experiências em cada setor.


É fundamental compreender que, no mercado atual, essas áreas devem caminhar juntas e em sinergia, onde uma favorece o desempenho da outra. E em conjunto com o método de SLA (Service Level Agreement), ou Acordo de Nível de Serviço, que estabelece a conduta e as metas entre essas duas equipes, a união entre o Marketing e vendas pode se tornar o grande diferencial competitivo que a sua empresa necessita.


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