Sushi das Artes

Sushi das Artes

Em 2020 fomos surpreendidos por uma pandemia que assolou todo o mundo, trazendo muitas mortes e uma crise econômica profunda. Em um cenário como este, donos de negócios e empresários tiveram de se reinventar e buscar novas soluções para se adaptarem ao que chamamos de "novo normal".

Foi no meio desta situação que surgiu o
Sushi das Artes, o primeiro restaurante do Rio de Janeiro totalmente adaptado a esse “novo normal”. São 34 cabines de armação de madeira, teto e paredes de acrílico, sendo 30 para quatro pessoas e 4 para até oito pessoas, com isolamento total. Todos os pedidos são feitos através de um aplicativo no celular e trazidos por um garçom, respeitando o distanciamento social. Tudo isso cercado por uma bela paisagem, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Transformando assim um problema em uma oportunidade de negócio criativa e inovadora.


Porém, mesmo boas ideias precisam de convencimento do público para dar certo. Principalmente em situações de tanta incerteza como os vividos em 2020. Foi neste momento que os donos do Sushi das Artes chegaram à conclusão de que apenas o marketing não seria suficiente para a divulgação deste negócio. Seria preciso mais credibilidade. E nada melhor do que a divulgação na imprensa, com reportagens estratégicas, para trazer a confiança necessária para o projeto. 

E foi assim que a Agência Ideallize entrou no projeto. Com um trabalho efetivo de
PR, ajudou a fazer do Sushi das Artes um dos maiores cases de sucesso de 2020.

"A Ideallize é importante demais pra dar aquele boom inicial nos nossos trabalhos! Sempre que estamos com um projeto ou ideia nova que queremos expor para o maior número de pessoas possíveis, a primeira coisa que pensamos é na Ideallize pra fazer esse meio campo entre nós e o público final através dos canais de comunicação."


Felipe Palermo
Sócio do Sushi das Artes

Primeiros passos

A primeira ação da Ideallize foi entender o projeto profundamente. O que o tornava tão especial? Quais os diferenciais? Qual o público-alvo? O que o público do restaurante deveria experienciar na prática?

Só assim conseguimos entender as histórias contidas, quais ganchos teríamos para cultivarmos a curiosidade da mídia e emplacarmos matérias interessantes para que o restaurante se tornasse conhecido e ganhasse a confiança das pessoas.

Com as pautas selecionadas, era a hora de mapearmos os veículos certos para explicarmos o projeto, de acordo com o nosso público-alvo e com a probabilidade de as histórias serem contadas da forma mais próxima ao que queríamos.

Criação do release

Como o lançamento do projeto seria no meio de uma pandemia, entendemos que a comunicação deveria ser clara. Não somente do projeto em si e de todo o charme contido nele, mas, principalmente, questões sobre o serviço: como chegar; como pedir; quantas pessoas poderiam ficar dentro da cabine; como a comida era manipulada; qual seria o contato entre cliente e garçom; e etc...  Tudo deveria ser muito claro para que pudéssemos ganhar credibilidade e construir uma relação de segurança.


Por isso, decidimos escrever um release bem detalhado para que a imprensa tivesse total acesso às informações necessárias. Precisávamos que a mensagem chegasse ao público certo e de forma clara e direta.

Primeiras notas e matérias

Ainda com o restaurante em construção, vendemos a primeira nota para o famoso colunista do jornal O Globo, Ancelmo Gois. Uma estratégia bem traçada, principalmente para atingir nosso público-alvo. A coluna do conceituado jornalista seria o local perfeito para gerarmos curiosidade na opinião pública e no mercado, satisfazendo também o nosso cliente. 


O primeiro foco da Ideallize para pauta foi o jornal O Globo. Fazia parte da estratégia começar pelo maior jornal da cidade. Pelas características do veículo, a matéria traria todo o serviço para nosso público já entender do que se tratava o projeto. Além disso, com uma matéria no O Globo, sabíamos que outros sites iriam replicar e ganharíamos também volume.

Matérias para TV

Pelo formato de comunicação, entendemos que a melhor forma de divulgar o projeto na TV seria através do serviço. Mostrando o funcionamento completo do restaurante e como as pessoas poderiam aliviar a tensão de estarem na quarentena, sem perderem a segurança. Nosso objetivo era tirar dúvidas das pessoas com imagens do restaurante no seu dia a dia. 


Foi com este foco que emplacamos pautas presenciais no Fantástico, da TV Globo, Jornal da Record e Agência Reuters. O objetivo aqui, além de divulgar o restaurante, era mostrar os detalhes, tanto dos pratos, quanto o ambiente aconchegante e inovador. Nenhuma propaganda pode dar tanto retorno para uma empreendimento do que uma boa matéria de televisão.  

Sequência de matérias

Com o andamento do projeto e o sucesso do restaurante, geramos interesse em toda a mídia e conseguimos encaixar notas e matérias em diversos outros veículos de imprensa, como sites, jornais ou canais de TV. 


Mesmo com todo o sucesso alcançado neste trabalho, a Agência Ideallize sabia que precisava fechar com chave de ouro. Para isso, nada melhor do que aproveitar um projeto tão bacana e buscar vôos maiores para o restaurante. 


Foi neste momento em que resolvemos chamar a agência Reuters para fazer uma pauta sobre o restaurante e o momento da pandemia no Brasil. O resultado saiu melhor do que o esperado, com o restaurante sendo publicado amplamente pela mídia internacional, em jornais como o The Guardian, da Inglaterra, e em outros veículos nos EUA, Irlanda, Austrália, entre outros. 


A força de uma projeto inusitado, com o trabalho competente de
PR, transformou o Sushi das Artes em um grande sucesso e um ótimo case dentro da Agência Ideallize.

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