Veja como otimizar sua estratégia de e-mail marketing
Você pode até não acreditar no e-mail, mas contra dados não há argumentos

Primeiramente me responda uma coisa... Você usa e-mail?
O e-mail marketing é, sem dúvidas, uma das principais e mais eficazes estratégias de conteúdo que o Marketing Digital pode aplicar. De acordo com o site Statista, o número de usuários de email ao redor do mundo era de 2,9 bilhões em 2019 — mais de um terço da população, o que significa que, provavelmente, sua
persona está nesta amostragem.
Além de aproximar e estreitar o relacionamento com a sua base de clientes, é uma forma de divulgar suas campanhas, conteúdos e novidades diretamente para os leads, aumentando as chances de fechar novos negócios.
Pensa comigo... Antes de casar, é comum que primeiramente o casal namore, certo? Durante a fase do namoro as pessoas conversam umas com as outras para se conhecerem cada vez mais e construírem um laço emocional e de confiança cada vez mais forte. Acontece a mesma coisa com o seu potencial cliente. Antes do "casamento" com sua empresa (ou seja, se tornar um cliente), vocês precisam namorar. É necessário que ele construa um laço emocional e de confiança com a sua marca, e um dos meios mais eficientes para conversar e depois "propor um casamento" dele com o seu produto/serviço é o e-mail marketing!
O retorno sobre investimento (ROI) do e-mail marketing é surpreendente. De acordo com o DMA, o e-mail marketing traz $ 38 de receita por cada $ 1 gasto, o que significa que ele tem um ROI de 3,800%.
Tal resultado é possível porque, diferentemente de outras estratégias de conteúdo, o e-mail marketing tem o poder de alcançar diretamente milhares de clientes potenciais em duas situações: ou já compraram com a sua empresa ou apresentam reais intenções de compra.
É basicamente atirar na direção certa e não gastar cartuchos, tendo em vista que quem compõe sua base são: clientes ou leads, que são pessoas que têm algum mínimo interesse no que você tem para falar.
Dessa forma, o empenho gasto na estratégia dificilmente é desperdiçado, trazendo mais clientes para a empresa.
Além disso, o impacto do e-mail marketing é muito mais certeiro. A partir do momento que a mensagem é aberta, a empresa tem toda a atenção do lead, tendo em vista que o e-mail ocupa boa parte da tela do dispositivo, podendo estar adaptada perfeitamente ao smartphone, tablet ou notebook.
Um outro grande ponto positivo para essa estratégia é o custo relativamente baixo, em comparação com publicidade em sites, adwords, banners ou anúncios patrocinados, por exemplo.
Mesmo com o advento das redes sociais, o e-mail não deixou de ser um dos principais meios de comunicação formal que utilizamos. Sempre iremos dar aquela olhadinha no e-mail no começo do dia, não é mesmo? Por isso, essa estratégia continua sendo bem aceita por grande parte das pessoas.
Apesar disso, não se trata simplesmente de sair disparando e-mails sem um filtro, sem uma programação e sem pensar em um conteúdo atrativo. Campanhas de e-mail marketing requerem planejamento e o uso de técnicas adequadas para dar certo.
Por isso, separamos algumas dicas para otimizar a sua campanha de e-mail marketing.
Segmente, de acordo com o seu objetivo
Para otimizar, é preciso segmentar. De nada adianta enviar um e-mail para alguém que não tem interesse pelo o que está escrito. Por isso, procure sempre segmentar a sua base de leads, levando em consideração os objetivos da sua campanha, as preferências da persona e a jornada que o lead traçou até ali.
Por exemplo, se eu converto em uma landing page para saber mais sobre alimentação vegana, não adianta mandar promoção de carne para meu e-mail pois vai ser perda de tempo, além de aumentar as chances de que eu marque o e-mail como spam ou me descadastre da lista.
Dessa forma, a empresa também consegue elaborar mensagens, imagens e linguagem personalizadas, de acordo com o perfil da sua base, selecionada para determinada campanha, tornando-as relevantes para seus leads.
Atente-se ao título (assunto) e ao conteúdo
O título ou assunto serve como um convite para o lead abrir o seu e-mail marketing ou não. Pense que ele recebe dezenas de e-mails por dia, porque ele iria escolher abrir o seu??
Diferencie-se na caixa de entrada dele, faça com que ele sinta curiosidade de abrir o seu e-mail e ler o que você tem a dizer.
Por exemplo, se você quer chamar seu lead para ler um artigo do seu blog, não mande um e-mail com o assunto "Artigo novo no blog", Não é como se ele estivesse na frente do computador esperando por esse seu e-mail, chame a atenção dele, lembre-se que você precisa se destacar dentre dezenas de e-mails que ele recebe diariamente. Escreva algo como "Tenho algo novo para você!"
Deixe seu lead curioso para abrir o seu e-mail! Depois que ele abriu, uma etapa já foi e agora ele está mais próximo de fazer o que você quer que ele faça ao clicar no botão de CTA do e-mail. Nesse momento, você tem toda a atenção do seu lead, NÃO A DESPERDICE! O que nos leva à terceira dica....
Copy do e-mail
Seja objetivo e intencional! Você já quebrou a barreira da abertura, o potencial cliente está ali tirando um momento do dia dele para ler um e-mail seu, não desperdice esse tempo enviando uma promoção ou algo chato de se ler.
Utilize-se de gatilhos mentais, escassez, curiosidade, storytelling, teste o que sua audiência gosta de ler!
Pergunte para sua base que tipo, formato, e assunto de conteúdo eles gostam de receber.
Não envie e-mail apenas por enviar, envie conteúdos RELEVANTES e seja INTENCIONAL nos seus disparos !
Pode enviar e-mail longo?
A resposta é... DEPENDE. Um texto só é longo se ele for chato e irrelevante.
Existem e-mail curtos que são altamente persuasivos e que passam a mensagem em um curto parágrafo de text. No entanto, têm emails que precisam ser maiores como por exemplo um e-mail de vendas.
Tudo depende de como você vai escrever esse e-mail. O problema não é o tamanho dele, porque provavelmente o seu lead lê livros, relatórios e artigos de blogs que são maiores do que aquele seu e-mail, o problema é se o seu conteúdo for chato e irrelevante, aí realmente o seu texto vai ficar longo demais para ele ler.
Programe seus envios
Enviar e-mails demasiadamente, enchendo a caixa de entrada do seu lead, com certeza não é um bom negócio. Além de deixá-lo irritado, ainda será um desperdício de tempo e dinheiro para a empresa.
O contrário também não é o ideal, quando a empresa manda um e-mail em longos espaços de tempo seu potencial cliente pode acabar esquecendo da sua marca, e quem não é visto não é lembrado, não é mesmo?
Lembre que vocês estão namorando, pedir seu lead em casamento depois que você passou 2 semanas sem falar com ele é quase certo que a resposta vai ser NÃO.
Você pode investir em ferramentas de gestão de e-mail marketing para criar um cronograma e fazer os disparos automaticamente. De modo geral, uma estratégia eficiente costuma ter 2 a 6 e-mails, enviados em datas diferentes.
Quer entender mais sobre e-mail marketing e como ele pode impulsionar suas vendas?