Blog Layout

Veja como otimizar sua estratégia de e-mail marketing

Sep 02, 2020

Você pode até não acreditar no e-mail, mas contra dados não há argumentos


Primeiramente me responda uma coisa... Você usa e-mail?


O e-mail marketing é, sem dúvidas, uma das principais e mais eficazes estratégias de conteúdo que o Marketing Digital pode aplicar. De acordo com o site Statista, o número de usuários de email ao redor do mundo era de 2,9 bilhões em 2019 — mais de um terço da população, o que significa que, provavelmente, sua persona está nesta amostragem. 


Além de aproximar e estreitar o relacionamento com a sua base de clientes, é uma forma de divulgar suas campanhas, conteúdos e novidades diretamente para os leads, aumentando as chances de fechar novos negócios.


Pensa comigo... Antes de casar, é comum que primeiramente o casal namore, certo? Durante a fase do namoro as pessoas conversam umas com as outras para se conhecerem cada vez mais e construírem um laço emocional e de confiança cada vez mais forte. Acontece a mesma coisa com o seu potencial cliente. Antes do "casamento" com sua empresa (ou seja, se tornar um cliente), vocês precisam namorar. É necessário que ele construa um laço emocional e de confiança com a sua marca, e um dos meios mais eficientes para conversar e depois "propor um casamento" dele com o seu produto/serviço é o e-mail marketing!


O retorno sobre investimento (ROI) do e-mail marketing é surpreendente. De acordo com o DMA, o e-mail marketing traz $ 38 de receita por cada $ 1 gasto, o que significa que ele tem um ROI de 3,800%.


Tal resultado é possível porque, diferentemente de outras estratégias de conteúdo, o e-mail marketing tem o poder de alcançar diretamente milhares de clientes potenciais em duas situações: ou já compraram com a sua empresa ou apresentam reais intenções de compra.


É basicamente atirar na direção certa e não gastar cartuchos, tendo em vista que quem compõe sua base são: clientes ou leads, que são pessoas que têm algum mínimo interesse no que você tem para falar.


Dessa forma, o empenho gasto na estratégia dificilmente é desperdiçado, trazendo mais clientes para a empresa.


Além disso, o impacto do e-mail marketing é muito mais certeiro. A partir do momento que a mensagem é aberta, a empresa tem toda a atenção do lead, tendo em vista que o e-mail ocupa boa parte da tela do dispositivo, podendo estar adaptada perfeitamente ao smartphone, tablet ou notebook. 


Um outro grande ponto positivo para essa estratégia é o custo relativamente baixo, em comparação com publicidade em sites, adwords, banners ou anúncios patrocinados, por exemplo.


Mesmo com o advento das redes sociais, o e-mail não deixou de ser um dos principais meios de comunicação formal que utilizamos. Sempre iremos dar aquela olhadinha no e-mail no começo do dia, não é mesmo? Por isso, essa estratégia continua sendo bem aceita por grande parte das pessoas.


Apesar disso, não se trata simplesmente de sair disparando e-mails sem um filtro, sem uma programação e sem pensar em um conteúdo atrativo. Campanhas de e-mail marketing requerem planejamento e o uso de técnicas adequadas para dar certo.


Por isso, separamos algumas dicas para otimizar a sua campanha de e-mail marketing.



Segmente, de acordo com o seu objetivo


Para otimizar, é preciso segmentar. De nada adianta enviar um e-mail para alguém que não tem interesse pelo o que está escrito. Por isso, procure sempre segmentar a sua base de leads, levando em consideração os objetivos da sua campanha, as preferências da persona e a jornada que o lead traçou até ali. 


Por exemplo, se eu converto em uma landing page para saber mais sobre alimentação vegana, não adianta mandar promoção de carne para meu e-mail pois vai ser perda de tempo, além de aumentar as chances de que eu marque o e-mail como spam ou me descadastre da lista.


Dessa forma, a empresa também consegue elaborar mensagens, imagens e linguagem personalizadas, de acordo com o perfil da sua base, selecionada para determinada campanha, tornando-as relevantes para seus leads.



Atente-se ao título (assunto) e ao conteúdo


O título ou assunto serve como um convite para o lead abrir o seu e-mail marketing ou não. Pense que ele recebe dezenas de e-mails por dia, porque ele iria escolher abrir o seu??


Diferencie-se na caixa de entrada dele, faça com que ele sinta curiosidade de abrir o seu e-mail e ler o que você tem a dizer. 


Por exemplo, se você quer chamar seu lead para ler um artigo do seu blog, não mande um e-mail com o assunto "Artigo novo no blog", Não é como se ele estivesse na frente do computador esperando por esse seu e-mail, chame a atenção dele, lembre-se que você precisa se destacar dentre dezenas de e-mails que ele recebe diariamente. Escreva algo como "Tenho algo novo para você!"


Deixe seu lead curioso para abrir o seu e-mail! Depois que ele abriu, uma etapa já foi e agora ele está mais próximo de fazer o que você quer que ele faça ao clicar no botão de CTA do e-mail. Nesse momento, você tem toda a atenção do seu lead, NÃO A DESPERDICE!  O que nos leva à terceira dica....



Copy do e-mail


Seja objetivo e intencional! Você já quebrou a barreira da abertura, o potencial cliente está ali tirando um momento do dia dele para ler um e-mail seu, não desperdice esse tempo enviando uma promoção ou algo chato de se ler.


Utilize-se de gatilhos mentais, escassez, curiosidade, storytelling, teste o que sua audiência gosta de ler!


Pergunte para sua base que tipo, formato, e assunto de conteúdo eles gostam de receber.

 

Não envie e-mail apenas por enviar, envie conteúdos RELEVANTES e seja INTENCIONAL nos seus disparos !



Pode enviar e-mail longo?


A resposta é... DEPENDE. Um texto só é longo se ele for chato e irrelevante.


Existem e-mail curtos que são altamente persuasivos e que passam a mensagem em um curto parágrafo de text. No entanto, têm emails que precisam ser maiores como por exemplo um e-mail de vendas. 


Tudo depende de como você vai escrever esse e-mail. O problema não é o tamanho dele, porque provavelmente o seu lead lê livros, relatórios e artigos de blogs que são maiores do que aquele seu e-mail, o problema é se o seu conteúdo for chato e irrelevante, aí realmente o seu texto vai ficar longo demais para ele ler.

 


Programe seus envios


Enviar e-mails demasiadamente, enchendo a caixa de entrada do seu lead, com certeza não é um bom negócio. Além de deixá-lo irritado, ainda será um desperdício de tempo e dinheiro para a empresa.


O contrário também não é o ideal, quando a empresa manda um e-mail em longos espaços de tempo seu potencial cliente pode acabar esquecendo da sua marca, e quem não é visto não é lembrado, não é mesmo? 


Lembre que vocês estão namorando, pedir seu lead em casamento depois que você passou 2 semanas sem falar com ele é quase certo que a resposta vai ser NÃO.


Você pode investir em ferramentas de gestão de e-mail marketing para criar um cronograma e fazer os disparos automaticamente. De modo geral, uma estratégia eficiente costuma ter 2 a 6 e-mails, enviados em datas diferentes.


Quer entender mais sobre e-mail marketing e como ele pode impulsionar suas vendas?

Clique aqui e nos mande um e-mail!  ;)

Compartilhar

LinkedIn: muito mais que um currículo digital
Por Gabriela Mehi 13 mai., 2021
Conheça e explore as funcionalidades dessa rede social
Por Gabriela Mehi 06 mai., 2021
Que tal aprender tudo que precisa para criar o seu próprio plano de marketing completo? Venha criar o seu agora mesmo.
Clubhouse, saiba mais!
Por Ideallize 11 fev., 2021
Embora eu só esteja no aplicativo Clubhouse há pouco mais de dois dias, tenho que admitir que estou impressionado demais!
Inbound Marketing com a Ideallize
Por Gabriela Mehi 10 dez., 2020
Se você tem interesse em adaptar esse processo na sua empresa é importante conhecer como o inbound marketing funciona na prática. Confira mais detalhes sobre essa forma de relacionamento neste post.
Por Ideallize 13 nov., 2020
A LGPD chegou para mudar o tratamento dos dados dos usuários. Agora é preciso ser mais transparente e ético, sob risco de sofrer graves sanções. Saiba como se adaptar à LGPD em nosso artigo de hoje.
Uma boa gestão no seu setor de marketing é importante para que haja um bom planejamento
Por Ideallize 01 nov., 2020
Se você chegou neste post já deve saber que marketing é muito mais do que pagar por anúncios e esperar os clientes chegarem. São diversas técnicas e estratégias que podem mudar a realidade de qualquer empresa.
Show More
Share by: