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Público Alvo x Persona: Tudo o que você precisa saber!

Aug 28, 2020

Entenda de uma vez por todas a diferença e a importância de estudar o potencial cliente

No mundo do marketing você provavelmente já ouviu falar em público-alvo e persona. A questão é que esses dois são constantemente confundidos e o que muitas pessoas não sabem é que, ao estudar a persona do seu negócio, você consequentemente está fazendo uma ação que irá te gerar resultados financeiros lá na frente. 


Pensa comigo...



Quando você conhece sua persona, como ela fala, quais os tipos e formatos de conteúdos que a interessam, quanto mais você estuda sobre a pessoa do outro lado da tela, mais assertiva é a sua comunicação, logo, se torna mais simples  oferecer o produto/serviço ideal para ela, finalizando a jornada de compra em vendas!



O que é público-alvo?



O primeiro passo para iniciar uma campanha de marketing é conhecer as pessoas para as quais as ações serão direcionadas.





Parece óbvio, mas é aqui onde muitas empresas perdem dinheiro!





Devemos, então, traçar uma espécie de perfil das pessoas que seriam os potenciais clientes para o produto ou serviço oferecido por nós!



Para isso coletamos dados como formação, estado civil, idade, gênero, interesses de compra, enfim. Esse tipo de análise é interessante para início de campanhas, para criação de produtos, enfim, por se tratar de uma investigação que traça o perfil dos clientes. No entanto o problema está em parar os estudos por aqui!

 

Hoje, as marcas atuam com estratégias muito pontuais, o que exige traçar um perfil mais específico. 

Se você quer dar a esse potencial cliente a sensação de que não pode deixar de comprar o seu produto/serviço e que a sua solução é a melhor do mercado, você precisa ir além nas informações sobre ele. Você precisa estudar e definir a persona do negócio!



O que é persona?



É semelhante ao público-alvo (por isso há a confusão entre os dois) , porém, traça o perfil exato da pessoa interessada no produto ou serviço. Por exemplo, Mariana, recebe um salário de até 2.500, ama ficar no Instagram, compra produtos de cabelo.



Para criar a persona pensamos em um cliente de forma específica, como um personagem. Nisso entram os desejos, emoções, tudo que faz parte da construção desse ser humano. É um estudo minucioso do cliente, que permite entender seus desejos e ajuda a resolver seus problemas por meio do que será vendido.



São táticas usadas principalmente em campanhas de conteúdo, pois atingem exatamente o perfil desejado.



Quais as diferenças de cada abordagem?



Como vimos, a grande diferença entre essas duas abordagens é a riqueza de detalhes da persona e a finalidade das pesquisas. O público-alvo é precioso, mas a persona possibilita mais ações.



Além disso, ajuda a compreender a dor do cliente para finalmente saná-la.



A DOR DO CLIENTE



Você pode estar confuso em relação a dor do cliente. Primeiro, pense na persona, um personagem com riqueza de detalhes sobre suas preferências, necessidade e dificuldades. Por exemplo, uma persona que trabalha o dia todo e deseja passar mais tempo com a família.



A dor dessa persona é a falta de tempo. Portanto, um produto que seja ferramenta para otimizar o dia a dia desse cliente é uma forma de sanar essa dor.



Quando vendemos um produto ou serviço devemos entregar solução, um conceito por trás desse consumo. É isso que acontece nas estratégias de marketing, entregar valor do produto/serviço para que a persona encontre finalmente a solução para suas dores.



Isso é maior do que apenas consumir algo bom, vai além, sendo a representação daquilo que resolve os problemas.



Essas são as principais diferenças para público-alvo x persona. Vimos por meio desses conceitos o quão importante é conhecer a dor do seu cliente. As campanhas são voltadas exatamente para os interessados.



Afinal, se você conhece a dor dele, pode apresentar a solução ideal, de uma forma mais eficaz.



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