Blog Layout

LGPD: Boas Práticas para sua empresa se adequar

Nov 13, 2020

Diante da obrigatoriedade de implantação da LGPD por parte das empresas, muitos gestores possuem dúvidas sobre boas práticas para não infringir a lei.


A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) visa dar mais transparência e segurança à coleta de dados dos usuários e por isso deve ser seguida por empresas que estão presentes no mundo digital. As empresas que não cumprirem com as determinações da LGPD correm o risco de sofrer sanções judiciais, além de custosas multas.


Para evitar isso, vamos elencar alguns fatores importantes para sua empresa se manter por dentro da LGPD. Veja a seguir as boas práticas que devem ser implementadas desde já! 


Mas afinal, para que serve a LGPD?

Primeiro de tudo, é preciso entender a sua utilidade. 

Em um mundo cada vez mais digital, a coleta de dados dos usuários passou a ter um grande peso econômico. Isso porque dados demográficos, de comportamento e cultura dos usuários da internet podem ser coletados e organizados em um banco de dados. Por meio disso, empresas de todos os setores conseguem segmentar suas ações para atrair novos clientes.

O setor de marketing digital das empresas é fortemente atingido pela LGPD, pois são eles que lidam com estes dados no setor de tecnologia da informação. A LGPD visa, portanto, proteger o usuário de exposições desnecessárias e até o uso criminoso de suas informações pessoais.

O respeito à privacidade deve vir como base. Para isso, as empresas precisam estruturar seu setor de tecnologia para se adaptar aos novos tempos.

Práticas indispensáveis para você implementar

De maneira bastante simples, vamos elencar a seguir algumas boas práticas que devem ser seguidas para que sua empresa consiga tratar os dados dos usuários com bastante seriedade e segurança!

• Revise os termos de uso

O consentimento do usuário aos termos de uso do site de sua empresa deve ser explícito. O termo de uso precisa ser revisado, para estar em conformidade com a LGPD. Agora, a empresa precisa informar a finalidade da coleta de dados, tornando o processo mais transparente.

• Tenha um responsável de TI na empresa

A segurança de dados da empresa precisa ter um encarregado. Essa pessoa deve ficar à disposição tanto de usuários, como de funcionários da empresa, para prestar esclarecimentos e resolver demandas referentes à proteção de dados.

• Armazenamento em nuvem

 Armazenar os dados coletados em serviços na nuvem pode ser uma medida muito positiva. Isso porque estes serviços cumprem com requisitos rigorosos de segurança. Diante disso, os dados de seus clientes ficam seguros e distantes de ataques cibernéticos que podem expor dados sensíveis.

• Oriente os colaboradores

Dentro da empresa, todas as pessoas precisam saber do que se trata a LGPD e quais as formas de cumprir com suas demandas. Treinamentos, ciclos de palestras e materiais educativos devem ser levados para os funcionários, como forma de orientar a todos.

E quanto aos dados internos?

Bom, não só os dados dos usuários externos precisam de proteção. A LGPD também determina que os dados de colaboradores e fornecedores sejam protegidos.


Instituir boas práticas para LGPD garante que sua empresa estará dentro da lei, mas não só isso. É também uma forma de manter uma relação saudável e transparente com os usuários, pois eles também estão cada vez mais atentos ao destino que se dá às suas informações pessoais.

Todas as orientações aqui contidas estão resumidas de forma simples mas contemplam os aspectos e diretrizes decorrentes da LGPD. Conforme mudanças venham surgindo, de acordo com a ambientação de todos os setores, esta publicação ganhará atualizações pertinentes ao assunto. 

Você também pode fazer o download do nosso Guia de Boas Práticas LGPD, clicando na imagem abaixo.

Compartilhar

LinkedIn: muito mais que um currículo digital
Por Gabriela Mehi 13 mai., 2021
Conheça e explore as funcionalidades dessa rede social
Por Gabriela Mehi 06 mai., 2021
Que tal aprender tudo que precisa para criar o seu próprio plano de marketing completo? Venha criar o seu agora mesmo.
Clubhouse, saiba mais!
Por Ideallize 11 fev., 2021
Embora eu só esteja no aplicativo Clubhouse há pouco mais de dois dias, tenho que admitir que estou impressionado demais!
Inbound Marketing com a Ideallize
Por Gabriela Mehi 10 dez., 2020
Se você tem interesse em adaptar esse processo na sua empresa é importante conhecer como o inbound marketing funciona na prática. Confira mais detalhes sobre essa forma de relacionamento neste post.
Uma boa gestão no seu setor de marketing é importante para que haja um bom planejamento
Por Ideallize 01 nov., 2020
Se você chegou neste post já deve saber que marketing é muito mais do que pagar por anúncios e esperar os clientes chegarem. São diversas técnicas e estratégias que podem mudar a realidade de qualquer empresa.
Assessoria de Imprensa é muito mais do que marcar entrevistas
Por Ideallize 29 set., 2020
A assessoria de imprensa é uma das áreas mais importantes do jornalismo, principalmente por seu caráter de zelo à imagem de uma determinada pessoa ou organização.
Show More
Share by: