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Planejamento de Marketing: crie o seu em 5 etapas

May 06, 2021

Que tal aprender tudo que precisa para criar o seu próprio plano de marketing completo? Venha criar o seu agora mesmo.


Construir um Plano de Marketing é uma das principais ações que diferenciam as empresas que têm grandes resultados daquelas que não têm. 


Se você realizar muitas ações sem um plano ou estratégia a chance de tudo dar errado é grande, pois
você precisa considerar todos os aspectos que poderiam impactar o desenvolvimento daquela ação. 


Portanto, de modo a evitar um erro clássico é importante construir seu plano de marketing de forma diferente e com as informações corretas. Ele consiste em um processo que requer dados sólidos, objetivos claros e uma boa análise de sua posição atual, identificando seu público e suas necessidades. 


Neste artigo vamos guiar você através do processo de criação do seu próprio plano de marketing. 


Mas afinal, o que é um Plano de Marketing?


Nada mais é do que um documento, no qual será colocado todos os detalhes de todo o planejamento de suas campanhas ou ações de marketing. Ele aborda diversas questões, como: objetivos, metas, análises, estratégias para atingir objetivos, meios digitais utilizados, investimento, orçamento e tudo mais que você achar necessário para a construção do seu planejamento. 


Agora que você já sabe o mínimo, vamos começar a estruturar seu Planejamento de Marketing! 


Como construir um planejamento de marketing que funcione?


  1. Realize uma Análise Situacional


Seu primeiro passo ao começar seu plano de marketing é realizar uma análise interna e externa da empresa. Uma estrutura útil para isso é a análise SWOT ou matriz SWOT – em português, análise ou matriz FOFA – é um método de planejamento estratégico que usa a análise de cenários para tomar decisões e permite que você observe quatro fatores.  São eles, em inglês: strengths, weaknesses, opportunities e threats. Em português: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.


Forças: são os pontos positivos que sua empresa possui em relação aos concorrentes, tanto internas como externas. Confira abaixo algumas questões que podem ajudar. 


  • Minha empresa é reconhecida no mercado por algum motivo especial?
  • Temos algum produto que faz sucesso?
  • Quais qualidades meus funcionários possuem?
  • Quais qualidades meus clientes reconhecem?
  • O que meus funcionários gostam na empresa?
  • Quais espaços minha empresa ocupa?


Com algumas respostas já é possível identificar pontos que exibem a vantagem competitiva da sua empresa.


Fraquezas: aqui cabe um olhar interno bem minucioso. Você vai avaliar sua própria empresa, como serviços ofertados, funcionários, capacitação, de forma bem honesta. É natural que uma empresa tenha suas fraquezas, mas não quer dizer que você deva ignorar. Tudo conta para suas ações futuras estarem sempre alinhadas com a sua realidade. Confira abaixo algumas questões que podem ajudar


  • Nossos processos estão bem alinhados?
  • O quão bem conhecemos nossos concorrentes?
  • Qual o nível de qualidade no que oferecemos?
  • Meus funcionários possuem as qualificações necessárias?
  • Quais partes do processo estamos tendo baixo desempenho?
  • Existem reclamações frequentes?


Considere qualquer outro questionamento que ajude você a entender o que pode ser melhorado no ambiente interno da sua empresa.


Oportunidades: são questões externas que podem influenciar positivamente sua empresa e que não podem ser controladas pela mesma. Confira abaixo algumas questões que podem ajudar


  • Quais são as tendências do meu setor? 
  • Existem atualizações digitais que minha empresa pode aderir? 
  • Podemos cumprir algum desejo dos clientes, de melhoria? 
  • Como agregar mais valor ao serviço ofertado?


Ameaças: aqui estamos falando de questões externas (que a empresa não tem controle) e que podem repercutir negativamente resultando em baixo desempenho. Neste ponto a empresa não tem poder sobre ‘ameaças’, mas tem como se preparar para enfrentá-las. Confira abaixo algumas questões que podem ajudar.


  • Algum grande concorrente entrando em nosso mercado? 
  • Alguma nova política de tributação pode afetar nossa Margem de Contribuição? 


Procure questões que estejam mais próximas a possíveis ‘ameaças’ que sua empresa possa vir a sofrer. 


Após
definir suas forças, determinar suas fraquezas, listar as oportunidades e enumerar as ameças coloque as informações em cada espaço determinado, como na matriz (imagem) abaixo.

Matriz SWOT

Com as informações em mãos faça as correlações entre os fatores da matriz e determine:


  • Forças podem potencializar quais oportunidades.
  • Forças podem combater quais ameaças.
  • Fraquezas podem prejudicar quais oportunidades.
  • Fraquezas podem potencializar quais ameaças.


Entender a situação da sua empresa inclui também um olhar para o digital.


Com a ajuda do Benchmarking você pode mensurar e ter um comparativo constante dos seus produtos e/ou serviços, e práticas com os seus concorrentes ou com empresas reconhecidas como líderes do seu nicho. Conheça alguns dos benefícios do Benchmarking:


  • Identificar tendências e criar oportunidades; 
  • Ter referências de empresas do mesmo segmento; 
  • Aprender com quem já passou pelos mesmos desafios;
  • Buscar redução de custos, aumento na produtividade e ampliação na margem de lucro, etc.
  • Ter conhecimento sobre práticas de sucesso dos concorrentes que são importantes no mercado;


E muito mais! Mas não se deixe convencer de que tudo está ganho. O Benchmarking não serve para você copiar e colar. Entenda que nem todas ideias são aplicáveis ao seu negócio, seja pelo formato como pelo estágio de crescimento.


Mantenha seu senso crítico, conheça o seu negócio e use a concorrência apenas como referência.


   2. Estabeleça Metas de Marketing Digital


Após compreender seu lugar no mercado e saber quais são seus pontos fortes, trabalhe no estabelecimento de algumas metas para ter uma ideia clara de quais serão suas ações. Tudo que você planeja deve caminhar para atingir esses objetivos. 


Vamos utilizar, neste planejamento, a metodologia de objetivos SMART. Com ela é possível definir objetivos com mais critérios para alcançar os resultados desejados, as quais se baseiam em 5 fatores: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal).


Aqui está um exemplo:


Não é um objetivo SMART: “Quero ganhar seguidores no meu perfil.


Objetivo SMART: “Quero alcançar 1.000 visitas por mês no meu perfil do Instagram e aumentar 20% dos meus seguidores. Para fazer isso, vou fazer A, B e C.


Vamos para a prática!


  1. Faça uma lista dos seus objetivos
  2. Crie categorias para os seus objetivos
  3. Defina um nível de prioridade e kpis para cada objetivo
  4. Estabeleça um prazo para cada objetivo
  5. Defina na sua agenda o tempo que vai levar para alcançar esses objetivos

Como eu disse "Se você realizar muitas ações sem um plano ou estratégia a chance de tudo dar errado é grande, pois você precisa considerar todos os aspectos que poderiam impactar o desenvolvimento daquela ação."


Com a ajuda da metodologia SMART você consegue alcançar objetivos mais específicos e com mais segurança em suas ações.


    3. Definir a estratégia de marketing


Após definir os objetivos da sua empresa, o que você fará para alcançá-los? 


Antes de definir qualquer questão em relação a sua estratégia é importante estar com alguns detalhes bem definidos. 


Público-Alvo: é quem você vai identificar como seu consumidor no mercado, tendo mais de um perfil com segmentos semelhantes. Também pode ser chamado de target (em inglês), segmento-alvo ou ainda mercado-alvo. Para definir o seu é preciso realizar algumas pesquisas e análises de mercado para conhecer o perfil das pessoas. 


Após identificar os segmentos você seleciona aqueles que tem mais chances de consumir seu produto e/ou serviço, até virar cliente. Então, o plano de marketing, as campanhas ou peças de comunicação são direcionados a esse segmento.


Posicionamento: para alcançar um posicionamento de confiança é fundamental que sua empresa seja muito clara sobre qual é sua proposta de serviço e/ou qualidade, pois é isso que vai fazer o consumidor escolher você e não a concorrência. Você também precisa saber como comunicar seu valor e como fazer isso de maneira adequada, nos canais em que seu público se encontra (e-mail marketing, blogs, redes sociais, portais de notícias e muito mais). 


Estratégia de Conteúdo: para atrair leads e posicionar sua marca como referência para as pessoas é preciso criar, distribuir e gerenciar conteúdos originais. Além disso, é recomendado definir um plano específico (marketing de conteúdo) para cada canal que a empresa possuir. Considere: quem é o seu público, sobre quais tópicos você vai falar, que tom vai usar e com que frequência vai publicar. 


    4. Estratégias e táticas digitais


Após definirmos os objetivos (atração, conversão e fidelização), começaremos a realizar outras estratégias: campanhas de e-mail marketing, mídias sociais, CRM, otimização web, estratégias de SEO, publicidade em mídia paga, etc.


Considerando que muitos canais para gerenciamento de marketing estão surgindo, é recomendado que você utilize uma ferramenta de automação para um melhor controle de suas campanhas. A tecnologia é, atualmente, a ferramenta fundamental para a implementação de estratégias digitais, tornando-se fundamental para você aprender a aproveitá-la ao máximo!


   5. Medir resultados e KPIs


Após planejar e executar suas estratégias de marketing você precisa analisar os resultados.


Cada ação deve ser medida por KPIs (Indicadores-Chave de Performance) para descobrir se conquistou o ROI (Retorno sobre o Investimento) que esperava. Com o Analytics você consegue otimixar seu tempo e os gastos. Mensurando a eficácia das suas estratégias e atividades, que são implementadas no marketing, ajuda na correção do que não funciona para atingir os objetivos estabelecidos.


Bom, agora que você já sabe quais etapas seguir para criar seu plano de Marketing, que tal não deixar mais nada ao acaso?


Comece a se posicionar no mercado e aumentar sua presença digital!


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