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LinkedIn: muito mais que um currículo digital

May 13, 2021

Conheça e explore as funcionalidades dessa rede social

Você está familiarizado com o LinkedIn? Talvez você pense que seja apenas um espaço para cadastrar seu currículo. Ou para fazer networking. Ou, ainda, para publicar vagas. A verdade é que o LinkedIn é tudo isso e muito mais: estamos falando da maior (720+ mi usuários) e mais complexa rede online de negócios da atualidade. Mas não é de sua definição que estamos aqui para falar hoje, e sim de suas funcionalidades. Confira algumas abaixo.


Estender o networking para o ambiente online


Você não precisa de uma rede social para se conectar com outros profissionais. Aliás, apesar de toda tecnologia da qual dispomos, é provável que seja melhor fazer isso ao vivo. Mas, de qualquer maneira, se conectar online às vezes é a única opção, senão a melhor. E o LinkedIn proporciona várias formas de fazer isso. Veja:

Prospectando contatos ativamente


Assim como o Google e muitas outras plataformas, o LinkedIn possui sua própria barra de busca. Através dela, você pode encontrar empresas, vagas, conteúdo e, claro, pessoas. E não é só isso, a funcionalidade conta com seus próprios benefícios. Com as palavras-chave e os filtros de pesquisa certos, é possível que você ache quem estava procurando. Um empregado? Um fornecedor? Um parceiro de negócios? Só depende de você.

E aí, basta abrir a caixa de mensagens com o contato desejado e começar a conversa. Se tudo der certo, talvez ela acabe em uma reunião presencial, uma vídeochamada ou, quem sabe, até um contrato.

Ser encontrado passivamente


Algo mais ou menos como o oposto à prospecção ativa. E similar ao que pode ser feito com o Google e um blog. Dada uma boa estratégia de inbound marketing e marketing de conteúdo, claro. Só que no próprio LinkedIn. Acontece que a plataforma permite que os usuários cadastrem seu currículo nela. E com os benchmarks adequados (as melhores práticas), seu perfil tem grandes chances de ser encontrado.

O que é melhor: diferente de outras redes sociais que deixam a desejar, a própria te orienta a fazer isso de uma maneira muito intuitiva. E o faz ressaltando, em tópicos, o que deve ser acrescentado no perfil. Claro que isso não basta, mas é um grande passo. Além do que, com um pouco de estudo sobre a plataforma, ir além pode trazer ótimos resultados.

Produzir e interagir com conteúdo


Como a maioria das redes sociais, o LinkedIn também conta com espaços para conteúdo. Então, seja através de projetos de sucesso que você publique em seu perfil, posts no feed, notícias do universo dos negócios ou até mesmo material alheio relevante com o qual interaja, etc., é possível:

  1. Cativar uma audiência;
  2. Construir autoridade;
  3. E se conectar com outras referências do seu nicho de mercado.


Tudo isso ocasionalmente pode aumentar as oportunidades de negócio que cruzam seu caminho.

Build a resume


Ou, do inglês, em tradução livre, construir um currículo. Talvez você não saiba, mas, além de permitir que crie um perfil neste formato, o LinkedIn tem outra funcionalidade integrada com essa: construir currículos. Sim! Mas infelizmente ela não está disponível em português, e nem sabemos se estará.

Enquanto é possível criar versões do seu perfil em outras línguas, na opção tradicional de exportar o perfil da plataforma para PDF, o documento estará sempre na sua linguagem primária. Porém, também é possível alterar o idioma logo abaixo da aba "Eu" da homepage. E fazendo isso para o inglês, em particular, você ganha essa nova funcionalidade.

Basta acessar seu próprio perfil e clicar no botão "More" (mais).

Ter uma company page


Por ora, uma última funcionalidade que a rede oferece, é criar sua própria página de empresa. Não só isso permite que você amplie sua presença digital e a solidifique no LinkedIn, como te traz algumas outras possibilidades:

  • Exibir um botão CTA com o site da sua empresa;
  • Publicar vagas e permitir que elas sejam encontradas através da barra de busca, bem como mantê-las na company page;
  • Ter seguidores;
  • Exibir o valor das ações em uma caixa destacada;
  • Contar mais sobre a identidade e valores da companhia;
  • E muito mais.


Não esgota as funcionalidades da rede, nem deve ser feito caso não haja os recursos necessários para uma boa execução. Mas encerra o assunto por enquanto. Esperamos que tenha te ajudado!


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