Blog Layout

Dicas para gestão do seu marketing

Nov 01, 2020

Saiba como isso pode estar influenciando seus resultados...

Se você chegou neste post já deve saber que marketing é muito mais do que pagar por anúncios e esperar os clientes chegarem. São diversas técnicas e estratégias que podem mudar a realidade de qualquer empresa. E-mail marketing, Facebook Ads, Google Ads, marketing de conteúdo e por aí vai. Mas como coordenar tudo isso? É nesse momento que entra a gestão de marketing.


Ter uma boa gestão no seu setor de marketing é importante para que haja um bom planejamento e execução de suas estratégias. Quanto mais suas ações estiverem harmonizadas umas com as outras, maiores serão as suas chances de sucesso em atrair o público-alvo. Confira algumas dicas para otimizar o seu marketing através de uma boa gestão.


Não apresse as primeiras etapas de planejamento


Muitos empreendedores quando decidem investir em marketing querem agir com rapidez para ter um retorno quase que imediato. Mas não é assim que funciona. As primeiras etapas de qualquer estratégia de marketing precisam ser planejadas com cautela pela gestão.


Tudo começa com a pesquisa de mercado e o estudo sobre a própria empresa. Segmentar o seu público e criar personas; estabelecer que canais são mais benéficos para o negócio e definir metas. Essas são algumas tarefas de gestão de marketing que fazem a diferença em longo prazo.


Uma dica de gestão nesta etapa de planejamento de marketing é a análise SWOT. Essa ferramenta auxilia na identificação dos pontos fortes e fracos da empresa, analisa as oportunidades e ameaças externas que a sua empresa tem de lidar para se destacar no mercado. É uma maneira de ter um norte para suas campanhas futuras. Não abra mão do planejamento, nem espere que milagres aconteçam em pouco tempo.


Crie uma rotina de análise de dados!


Contra dados não há argumentos!!

Como saber se uma estratégia de marketing deu certo? ANALISE OS DADOS!


Enquanto a equipe foca nas tarefas do cotidiano, na operação de fato, cabe à gestão avaliar os efeitos de cada campanha. Como marketing é uma área que não para, ter uma rotina de análise de resultados é fundamental para acompanhar o trabalho dia após dia.


Os KPIs (indicadores chave de performance) são ótimas ferramentas de gestão para o marketing porque você escolhe os indicadores pontuais para cada critério buscado. Se o objetivo de uma ação é conseguir mais clientes, vale mais a pena acompanhar a taxa de conversão do que o ticket médio, por exemplo. Assim você tem um feedback claro sobre o impacto das suas estratégias no seu negócio.


E melhor... Os dados te apresentam quais os pontos de melhoria da sua estratégia, te dando a possibilidade de economizar tempo e dinheiro, permitindo otimizações enquanto a campanha roda.


Lidere bem a equipe de marketing


Gestão também é lidar com pessoas. No caso do marketing, é gerenciar as equipes de cada projeto para mantê-las alinhadas com o objetivo da empresa. Mesmo que trabalhem em campanhas diferentes, eles precisam estar na “mesma página” para conquistarem os melhores resultados, juntos.


Para melhor administrar os talentos, saiba:


  • Priorizar
  • Separar 
  • Delegar


Não adianta tentar fazer tudo ao mesmo tempo e sobrecarregar os profissionais com várias atividades. Se exagerar, você não terá qualidade e nem o impacto desejado. Acompanhe o desempenho deles de perto para saber que áreas precisam de reforço e quais estão superando expectativas.


Muitas vezes, o que a sua empresa precisa é de um olhar de fora. Contratar uma consultoria ou mesmo uma assessoria especializada pode trazer um ponto de vista mais profissional para a gestão do seu marketing. Lembre-se que marketing é um investimento, mas ele só traz retorno financeiro se for bem-feito. Por isso que a gestão é algo tão importante neste setor.

Compartilhar

LinkedIn: muito mais que um currículo digital
Por Gabriela Mehi 13 mai., 2021
Conheça e explore as funcionalidades dessa rede social
Por Gabriela Mehi 06 mai., 2021
Que tal aprender tudo que precisa para criar o seu próprio plano de marketing completo? Venha criar o seu agora mesmo.
Clubhouse, saiba mais!
Por Ideallize 11 fev., 2021
Embora eu só esteja no aplicativo Clubhouse há pouco mais de dois dias, tenho que admitir que estou impressionado demais!
Inbound Marketing com a Ideallize
Por Gabriela Mehi 10 dez., 2020
Se você tem interesse em adaptar esse processo na sua empresa é importante conhecer como o inbound marketing funciona na prática. Confira mais detalhes sobre essa forma de relacionamento neste post.
Por Ideallize 13 nov., 2020
A LGPD chegou para mudar o tratamento dos dados dos usuários. Agora é preciso ser mais transparente e ético, sob risco de sofrer graves sanções. Saiba como se adaptar à LGPD em nosso artigo de hoje.
Assessoria de Imprensa é muito mais do que marcar entrevistas
Por Ideallize 29 set., 2020
A assessoria de imprensa é uma das áreas mais importantes do jornalismo, principalmente por seu caráter de zelo à imagem de uma determinada pessoa ou organização.
Show More
Share by: