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O que é Inbound Marketing e como aplicar?

Dec 10, 2020

A forma como as empresas desenvolvem estratégias para atrair clientes tem passado por uma revolução que tem como princípio o inboung marketing. Esse conceito é uma consequência natural do processo de integração gerado pelas redes sociais e pela ampla gama de informações disponível nos sites de busca.


O seu objetivo é imperativo: personalizar a forma como as empresas interagem com o mercado e como explorar essas conexões para conquistar o interesse de potenciais clientes.


Se você tem interesse em conhecer mais sobre esse processo e como aplicá-lo na sua empresa, continue com a leitura deste conteúdo. Acompanhe e saiba todos os detalhes.


O que é Inbound Marketing?


Em termos simples, o inbound marketing é uma série de táticas desenvolvidas com o intuito de atrair clientes por meio da criação de conteúdo relevante. Esse modelo difere-se do marketing tradicional, pois utiliza recursos como a internet e as redes sociais para que a empresa seja encontrada.


O seu objetivo é conquistar o interesse do público de forma orgânica, o que resulta na construção de um relacionamento positivo, possibilitando, assim, o aumento da conversão das vendas. Para os profissionais da área, esse conceito ajuda a romper paradigmas e fazer com que a empresa esteja preparada para competir no mercado atual.


Quais são as vantagens do Inbound Marketing?


Não existe outra forma de interpretar essa estratégia que não seja como um investimento. Além disso, essa é uma atividade de caráter técnico, ou seja, é possível medir os seus resultados, corrigir erros e relançar as campanhas. Com isso, o inbound marketing é considerado essencial para conquistar:


• A atração de potenciais clientes;

• A consolidação da imagem da marca;

• A ampliação da visibilidade do negócio;

• A redução dos custos de aquisição de clientes;

• A otimização das estratégias de venda de acordo com o perfil do cliente.


É por essas e outras razões que as empresas que desejam inovar e conquistar espaço no mercado estão desenvolvendo iniciativas com base no marketing de atração.


Como colocar essa estratégia em prática?


Muito se fala sobre a geração e conversão de leads, e esse é o primeiro passo para iniciar a implementação de uma estratégia de inbound marketing.


1. Atração de visitantes qualificados


O objetivo é utilizar o seu site, blog e a redes sociais para criar conteúdo que ajuda a solucionar os obstáculos do seu potencial cliente. Após estabelecer uma relação de confiança, por meio de uma abordagem pessoal, é possível coletar informações que ajudam a entender o que o cliente deseja.


2. Conversão de leads em compradores


Essa é a etapa seguinte do funil de vendas que depende da criação de ofertas que ajudam a fechar o pedido. As opções mais comuns são o pedido de orçamento, teste gratuito do produto e a demonstração do serviço.


3. Fechamento de oportunidades


Esse trabalho de geração de leads tem o objetivo de aumentar as oportunidades de negócio por meio de um processo de venda focado nos interesses do cliente. Por isso, a criação de canais de comunicação e o desenvolvimento de ações que analisam o comportamento do consumidor ajudam transformar esse cenário.


Por fim, fica claro como o poder do inbound marketing reside na criação de valor para os clientes a nas suas funções analíticas. É dessa forma que a metodologia voltada para a atração supera os resultados do marketing tradicional.


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